Cerca de 90% da vitamina D é produzida na pele após exposição ao sol. Para produzir vitamina D, o ideal é tomar sol sem filtro solar com o máximo de partes do corpo expostas entre 20 e 30 minutos ao dia.
Tipos de vitamina D
A vitamina D pode ser assimilada sob duas formas:
Vitamina D2 (ergocalciferol) - por meio de alguns alimentos de origem vegetal (cogumelos por exemplo);
Vitamina D3 (colecalciferol) - por meio da exposição ao sol, suplementos e alimentos de origem animal (ovos, peixes, fígado de boi, manteiga, leite.)
Ambos os tipos de vitamina precisam ser convertidos pelo organismo para a sua forma ativa (calcitriol) para que possam executar as suas funções.
D2 ou D3 qual é melhor para a saúde?
Tanto a D2, quanto a D3, tem funções importantes para a saúde. No entanto, de acordo com alguns estudos, elas não são iguais quando se trata de aumentar suas taxas de vitamina D.
A vitamina D2 parece produzir menos calcidiol (vitamina D ativa) do que uma quantidade igual de vitamina D3.
Com isso, a vitamina D3 seria mais eficaz do que a vitamina D2 no aumento dos níveis sanguíneos de calcidiol.
Deficiência de vitamina D.
A falta de vitamina D aumenta a chances de se ter doenças graves que afetam os ossos como raquitismo e osteoporose, mas também pode aumentar o risco de desenvolver outras doenças como: diabetes, obesidade, hipertensão arterial, artrite reumatoide e esclerose múltipla.
Excesso de vitamina D.
O excesso de vitamina D aumenta a captação intestinal de cálcio, reabsorção tubular renal e reabsorção óssea, levando a hipercalcemia, nível elevado de cálcio no sangue, sintomas relacionados, como náusea, vômitos, fraqueza, anorexia, desidratação e quadro agudo insuficiência renal.
Se você está pensando em utilizar suplementos de VITAMINA D procure orientação profissional para evitar a intoxicação por excesso.
Referências:
Comentários