top of page

Yôga e atitude revolucionária: contra a casta, a desigualdade e o autoritarismo

Foto do escritor: Rudney Nicacio
Rudney Nicacio
1 de out.
8 min de leitura

Falar sobre a relação entre yôga e atitude revolucionária exige abandonar uma imagem bastante difundida no Ocidente: a do yôga como simples conjunto de posturas corporais destinado ao relaxamento, à flexibilidade ou ao bem-estar individual.


O yôga possui uma história muito mais complexa. Ao longo de sua formação e desenvolvimento no subcontinente indiano, esteve relacionado a diferentes correntes filosóficas, religiosas e ascéticas, algumas delas questionando valores, instituições e hierarquias estabelecidas. Isso não significa que o yôga, como tradição histórica, tenha sido originalmente um movimento político organizado contra o sistema de castas ou que todos os seus praticantes tenham defendido igualdade social. A história é muito mais contraditória.


Ainda assim, determinadas ideias presentes nas tradições do yôga podem ser interpretadas como instrumentos de transformação pessoal e, em determinados contextos históricos, como elementos de contestação das estruturas de dominação.


A revolução começa pela consciência


Uma das características mais profundas do yôga é a tentativa de transformar a relação do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com o mundo.


O termo yoga deriva da raiz sânscrita yuj, tradicionalmente associada à ideia de unir, ligar ou integrar. Nas tradições filosóficas do yôga, a prática não se limita ao corpo: envolve disciplina, atenção, autocontrole, investigação da mente e transformação da maneira como percebemos a realidade.


Essa transformação pode assumir uma dimensão social.


Uma pessoa incapaz de questionar os próprios condicionamentos dificilmente questionará os condicionamentos impostos pela sociedade. Se preconceitos, hierarquias e relações de dominação são apresentados como naturais, eternos ou inevitáveis, desenvolver a capacidade de observar criticamente aquilo que foi internalizado pode ser um primeiro passo para recusá-los.


Nesse sentido, podemos compreender uma atitude revolucionária não apenas como a tomada do poder político, mas também como a ruptura com formas de pensamento que reproduzem a opressão.


O problema das castas


É impossível discutir a história social da Índia sem mencionar o sistema de castas e suas profundas hierarquias.


Entretanto, seria historicamente incorreto afirmar simplesmente que "o yôga é contra o sistema de castas". As tradições indianas são diversas, e diferentes escolas, textos e períodos históricos mantiveram relações distintas com as estruturas sociais existentes.


O próprio contexto em que as tradições do yôga se desenvolveram foi marcado por sociedades hierarquizadas.


Ao mesmo tempo, movimentos ascéticos e correntes filosófico-religiosas indianas colocaram em questão a ideia de que o nascimento determinaria definitivamente o valor espiritual de uma pessoa. O universo dos śramaṇas, por exemplo, reunia tradições ascéticas que não se reduziam à ortodoxia bramânica e que contribuíram para um ambiente intelectual no qual conceitos de autoridade, ritual e status social podiam ser questionados.


É importante, portanto, evitar uma leitura romântica. O yôga não nasceu como um programa moderno de igualdade social. Porém, sua ênfase na disciplina interior, na experiência direta e na transformação da consciência oferece elementos que posteriormente puderam ser reinterpretados em projetos de emancipação.


Igualdade espiritual e desigualdade social


Existe uma tensão importante entre espiritualidade e estrutura social.


Uma sociedade pode afirmar que todos os seres possuem dignidade espiritual e, simultaneamente, manter desigualdades econômicas, sociais ou jurídicas.


Essa contradição atravessa a história humana.


Por isso, uma interpretação socialmente crítica do yôga precisa perguntar:


Se todos os seres humanos possuem a mesma capacidade de desenvolver consciência, por que o nascimento deveria determinar o valor de alguém?


Se o sofrimento é uma experiência humana universal, por que determinados grupos deveriam ser considerados naturalmente superiores a outros?


Se a prática exige disciplina e transformação interior, por que a pessoa deveria permanecer presa a preconceitos simplesmente porque os recebeu de sua família ou sociedade?


Essas perguntas não constituem, por si mesmas, uma teoria política. Mas podem produzir uma disposição crítica diante das hierarquias consideradas naturais.


Yôga contra o preconceito


O preconceito funciona, em grande medida, por meio de classificações rígidas.


Nós dividimos as pessoas entre "nós" e "eles"; superiores e inferiores; puros e impuros; civilizados e bárbaros; merecedores e indignos.


Uma prática voltada à observação da própria mente pode revelar como essas classificações são construídas.


O praticante aprende a observar pensamentos, emoções, desejos e aversões sem necessariamente obedecer automaticamente a cada impulso.


Essa capacidade de observar antes de reagir possui uma consequência ética importante: ela cria um espaço entre o estímulo e a resposta.


É justamente nesse espaço que podemos questionar nossos próprios preconceitos.


O racismo, a xenofobia, a misoginia e outras formas de discriminação não existem apenas como discursos explícitos. Também podem aparecer em hábitos, estereótipos, comportamentos automáticos e estruturas sociais.


Uma prática de consciência não substitui a luta contra essas estruturas, mas pode contribuir para que o indivíduo reconheça a participação que possui na reprodução delas.


Ahimsa: não violência


Entre os conceitos éticos mais conhecidos associados ao yôga está ahiṃsā, frequentemente traduzido como "não violência" ou "não causar dano".


Nos Yoga Sūtras de Patañjali, ahiṃsā aparece entre os yamas, princípios éticos fundamentais da prática.


Sua importância vai muito além de simplesmente "ser uma pessoa calma".


A não violência coloca em questão a maneira como nos relacionamos com outros seres.


Uma interpretação contemporânea pode ampliar essa reflexão:


Se rejeitamos a violência física, devemos também examinar a violência produzida pela humilhação, pelo racismo, pela discriminação e pela desumanização.


Isso não significa que todo praticante de yôga necessariamente assumirá uma posição política não violenta. Significa que existe, dentro de determinadas tradições do yôga, uma base ética a partir da qual a violência e a dominação podem ser criticadas.


Satya: a coragem de encarar a realidade


Outro princípio tradicional é satya, geralmente associado à verdade.


A busca pela verdade possui uma dimensão profundamente subversiva quando aplicada à vida social.


Regimes autoritários frequentemente dependem da manipulação da informação, da censura, da propaganda e da construção de versões oficiais da realidade.


Nesse contexto, cultivar uma relação mais rigorosa com a verdade pode assumir um caráter político.


Não porque o yôga forneça automaticamente uma teoria de governo, mas porque qualquer sociedade autoritária se beneficia quando indivíduos deixam de questionar.


A atitude revolucionária começa quando alguém pergunta:


É verdade?


Quem está dizendo isso?


Quem se beneficia dessa ideia?


Quem está sendo silenciado?


Por que determinadas pessoas possuem privilégios enquanto outras são consideradas inferiores?


A consciência crítica é incompatível com a aceitação automática da autoridade.


Aparigraha e crítica ao excesso


Outro princípio tradicional é aparigraha, frequentemente traduzido como não possessividade ou desapego da acumulação.


Novamente, seria exagerado transformar esse conceito em uma teoria econômica moderna. Mas ele permite uma reflexão bastante atual sobre a relação entre ser humano, propriedade, consumo e desejo.


Uma sociedade orientada permanentemente pela acumulação pode produzir uma situação paradoxal: quanto mais se possui, maior pode se tornar a necessidade de possuir.


O indivíduo deixa de utilizar as coisas e passa a ser utilizado por elas.


O yôga, nesse sentido, pode funcionar como uma crítica à identificação entre felicidade e acumulação material.


Isso não significa negar a importância das condições materiais. Pelo contrário: uma reflexão social séria precisa reconhecer que pobreza, exploração e desigualdade não são resolvidas simplesmente com "desapego".


Desapego individual não substitui justiça social.


Yôga não é fuga do mundo


Existe uma interpretação do yôga segundo a qual a espiritualidade serviria para afastar o indivíduo dos problemas sociais.


Essa possibilidade existe quando a prática é reduzida a uma forma de escapismo.


Mas ela não é a única interpretação possível.


A prática pode ser utilizada para fugir da realidade, ou para desenvolver recursos internos que permitam enfrentá-la com maior lucidez.


Há uma diferença fundamental entre:


"Não quero me envolver com os problemas do mundo."


e


"Quero compreender melhor o mundo para agir nele sem reproduzir a violência que combato."


A segunda postura pode transformar a prática contemplativa em uma preparação para a ação consciente.


Contra o autoritarismo externo e interno


O autoritarismo não existe apenas nas instituições políticas.


Ele também pode aparecer nas relações familiares, profissionais, religiosas e sociais.


Pode existir dentro de nós.


O indivíduo pode reproduzir internamente aquilo que critica externamente: medo de questionar, submissão cega à autoridade, necessidade de aprovação, intolerância à diferença e incapacidade de reconhecer os próprios erros.


Por isso, uma dimensão revolucionária do yôga pode ser encontrada justamente na investigação do próprio condicionamento.


A pergunta deixa de ser apenas:


"Quem está me oprimindo?"


e passa a incluir:


"Quais formas de opressão eu reproduzo?"


Essa segunda pergunta é mais difícil porque elimina a possibilidade de colocar toda a responsabilidade no outro.


A revolução sem culto à violência


É importante também diferenciar atitude revolucionária de culto à violência.


Uma revolução pode significar uma transformação radical das relações sociais, dos valores e das estruturas de poder sem que isso implique necessariamente glorificar a violência.


Nesse ponto, princípios como ahiṃsā, satya e disciplina mental podem dialogar com uma concepção de transformação baseada na consciência, na resistência à injustiça e na responsabilidade ética.


A não violência, porém, não deve ser confundida com passividade.


Recusar a violência não significa aceitar a injustiça.


Uma pessoa pode resistir, protestar, denunciar, organizar-se, educar, mobilizar e confrontar estruturas de poder sem transformar o ódio em princípio de ação.


O perigo de transformar o yôga em produto


Existe ainda uma contradição contemporânea.


Enquanto algumas pessoas encontram no yôga uma prática de investigação interior, o mercado pode transformá-lo em produto: roupas, academias, estética corporal, performance, consumo e promessa de felicidade individual.


O problema não está em praticar posturas, cuidar do corpo ou buscar bem-estar.


O problema aparece quando toda a dimensão filosófica é eliminada.


Um yôga reduzido a flexibilidade corporal pode esquecer questões fundamentais:


Como tratamos os outros?


Como lidamos com o poder?


Como reagimos diante da injustiça?


Somos capazes de reconhecer nossos preconceitos?


Nossa busca por bem-estar depende da exploração de outras pessoas?


Estamos utilizando a espiritualidade para compreender a realidade ou simplesmente para não olhar para ela?


Essas perguntas devolvem ao yôga uma dimensão ética que pode ser perdida quando ele é transformado exclusivamente em mercadoria.


Uma prática revolucionária começa no indivíduo, mas não precisa terminar nele


A transformação pessoal não é suficiente para resolver desigualdades estruturais.


Meditar não elimina o racismo.


Fazer āsanas não acaba com a pobreza.


Praticar prāṇāyāma não derruba uma ditadura.


Cultivar o desapego não substitui políticas públicas, organização social ou luta por direitos.


Seria ingenuidade afirmar o contrário.


Mas também seria precipitado concluir que a transformação interior não possui nenhuma importância.


Estruturas sociais são reproduzidas por pessoas. Preconceitos são aprendidos e transmitidos por pessoas. Autoritarismos são obedecidos por pessoas. Relações de dominação são mantidas por comportamentos humanos.


Modificar o indivíduo não basta.


Mas modificar estruturas sem modificar as pessoas que as reproduzem também produz limites.


A transformação social e a transformação pessoal podem, portanto, dialogar.


Yôga como resistência à desumanização


Talvez seja possível resumir essa perspectiva em uma ideia simples:


uma atitude revolucionária começa quando recusamos aceitar como natural aquilo que produz sofrimento e desigualdade.


O yôga pode contribuir para essa atitude quando deixa de ser entendido apenas como exercício físico e passa a ser encarado como prática de consciência, disciplina e investigação.


Sua contribuição não precisa estar em oferecer um programa político pronto.


Pode estar em formar indivíduos menos submissos aos próprios condicionamentos, mais atentos às consequências de suas ações e mais capazes de questionar aquilo que lhes foi apresentado como inevitável.


Contra o sistema de castas, isso significa questionar a ideia de que o nascimento determina o valor humano.


Contra o racismo, significa recusar a desumanização baseada em características atribuídas a grupos.


Contra o preconceito, significa examinar criticamente nossas próprias aversões e classificações.


Contra a desigualdade, significa reconhecer que espiritualidade não pode servir como justificativa para a exploração ou para a naturalização da pobreza.


Contra o autoritarismo, significa cultivar a capacidade de pensar, questionar e agir conscientemente.


E contra a própria passividade, significa compreender que paz interior não precisa significar indiferença diante do sofrimento alheio.


O yôga pode ser contemplação, disciplina, autoconhecimento e transformação.


E, quando essas dimensões ultrapassam o indivíduo e se convertem em responsabilidade diante do outro, a prática pode adquirir uma dimensão profundamente crítica.


Não necessariamente uma revolução feita de armas.


Mas uma revolução feita de consciência.


Porque antes de transformar o mundo, precisamos aprender a perceber aquilo que o mundo colocou dentro de nós.

 
 

Posts recentes

Ver tudo
Educação cruzada muscular

A educação cruzada muscular, também chamada de cross-education ou educação cruzada do treinamento de força, é um fenômeno bastante interessante da neurofisiologia do exercício: treinar um membro pode

 
 
CONTATO
  • Projeto-Statera
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • wz

© 2016 por Rudney Nicacio.

Orgulho de ser WIX!

bottom of page