Exercícios multiarticulares e uniarticulares são dois tipos distintos de movimentos utilizados na musculação. Vamos explorar cada um deles:
Exercícios Multiarticulares (ou Compostos): São movimentos que envolvem mais de uma articulação e recrutam vários grupos musculares simultaneamente.
Eficiência e economia de tempo: Permitem trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, otimizando o treino. Aumento da força funcional: Desenvolvem força que se aplica a movimentos do dia a dia. Estabilização do corpo: Fortalecem os músculos estabilizadores.
Exemplos:
Supino (peitoral):
O deltoide anterior atua participando da flexão e adução horizontal do braço no movimento, o tríceps auxilia na extensão dos cotovelos.
Puxada alta (dorsais):
O bíceps é sinérgico na flexão dos cotovelos. Trapézio atua na elevação das escápulas. Romboides estabiliza as escápulas.
Agachamento (membros inferiores): Diversos músculos trabalham em conjunto para realizar o movimento. Os principais grupos musculares envolvidos:
Localizado na parte frontal da coxa, o quadríceps é responsável pela extensão dos joelhos. O glúteo permite a extensão do quadril. Localizados na parte posterior da coxa os Isquiotibiais também participam do movimento. O tronco (core) fornece estabilidade da coluna durante o agachamento. Quadrado lombar contribui para a estabilização da coluna lombar. Além disso, a panturrilha está envolvida na flexão plantar.
Esses músculos trabalham juntos para realizar os movimentos.
Exercícios Uniarticulares (ou Isolados): São movimentos que atuam em apenas uma articulação e focam em um grupo muscular específico.
Precisão no trabalho muscular: Permitem focar em músculos específicos.
Correção de desequilíbrios: Úteis para corrigir assimetrias.
Exemplos: Rosca direta (bíceps): Isolamento do bíceps. Extensão de cotovelo (tríceps): Foco no tríceps. Cadeira extensora (Quadríceps): Extensão de joelhos foco nos músculos da coxa.
Variar entre esses tipos de exercícios para obter resultados completos e equilibrados em seu treinamento. Lembre-se de considerar os músculos sinergistas contabilizando no número de séries semanais.
Este conteúdo foi produzido com o auxílio da ferramenta de Inteligência Artificial (Microsoft Copilot, baseado na tecnologia GPT-4) e revisado pelo editor do blog.
Commentaires