Vamos começar falando sobre Mikao Usui nasceu em Gifu, Japão, 15 de agosto de 1865 – faleceu em 9 de março de 1926. Mikao Usui foi o decodificador do Reiki, jejuou por 21 dias no monte Kurama, tendo uma visão dos símbolos do Reiki, assim como a aplicação das técnicas.
A palavra Reiki é formada por duas palavras, que entre suas diversas traduções, representam os seguintes significados:
Rei: Pode ser traduzido como energia cósmica, sabedoria universal, amor universal, energia vital universal, entre outras traduções.
Ki: Energia vital. Essa energia vital é encontrada em todos os elementos primordiais, bem como nos alimentos nos raios solares e tudo que contém vida.
Reiki não tem relação nenhuma com ciência. Dizer que Reiki é uma prática cientificamente comprovada é pseudociência. A ciência contemporânea estuda a energia física mensurável, o Reiki se trata de uma energia que hoje não se tem tecnologia para ser estudada. Mesmo por que a ciência não tem explicação para todos os fenômenos da natureza ainda. Assista ao vídeo abaixo onde Gabriela Bailas é PhD em Física falando sobre Reiki.
A aplicação de Reiki consiste na canalização dessa energia vital universal, através das mãos, sopro, olhar, pensamento, presencialmente ou à distância. Essa energia canalizada por ser apolar, torna-se a polaridade a qual a pessoa que está recebendo necessita para seu equilíbrio energético. Todos somos canais dessa força, inclusive fazemos a aplicação em nós mesmos, apenas precisamos relembrar da conexão as nossas origens, esquecida ao longo da vida por priorizarmos apenas o que é superficial e aparente.
Por ser a energia da vida, o REIKI pode ser utilizado de forma complementar em vários tratamentos ou mesmo ser aplicado em pessoas saudáveis como forma preventiva. Pacientes com doenças crônicas em centros de saúde de grande porte, como por exemplo, George Washington University Hospital e hospital Sírio Libanês promovem essa prática.
Não se deve prometer cura às pessoas que recebem Reiki, assim como interromper tratamentos médicos e coisas desse tipo, ter consciência e aceitar que nós e as pessoas que amamos mais cedo ou mais tarde partiremos desse mundo seja por doença, velhice, acidente ou outro motivo qualquer, faz parte de nossa evolução.
Os 5 princípios do Reiki
Apenas hoje.
Sem raiva
Sem preocupação
Seja grato
Faça suas obrigações
Seja gentil com todos
Apenas hoje: A existência está no presente, o passado e o futuro são apenas projeções de nossa mente, então o momento de despertar as potencialidades humanas é AGORA.
Sem Raiva: A raiva é uma emoção inerente ao ser humano, negá-la seria reprimi-la e a repressão com o tempo gera a doença no corpo biológico, o ideal seria reconhecê-la e aceitá-la, somente assim poderemos trabalha-la a nosso favor. O apego ou a aversão à raiva seriam os extremos, encontrar o ponto de equilíbrio é o caminho para o desenvolvimento saudável da psique humana. Isso serve para todas as emoções e sentimentos. Só podemos superar nossas limitações se tivermos consciência delas.
Sem preocupação: Como o nome já diz PRÉ ocupação, ou seja, nesse estado a mente ainda não aceitou a impermanência e imprevisibilidade da vida, a mente cria a ilusão de que temos o controle das coisas que acontecem, vagando pelo passado e projetando-se no futuro. Esse estado de preocupação domina e esgota a energia vital.
Seja grato: A gratidão por si só já é um estado elevado de percepção da realidade.
Faça suas obrigações: Se quisermos um mundo mais justo temos que começar mudando a nós mesmos, tentar mudar o outro é utopia.
Seja gentil com todos: Respeitar nossos semelhantes, nossos irmãos animais, as plantas e o meio ambiente são atitudes essenciais para a construção de um mundo melhor, pois estamos todos conectados.
Meditação Gasshô
A meditação no REIKI: Gashô quer dizer literalmente: Palmas das mãos unidas. É a meditação com as mãos unidas a frente do peito na altura do centro de força do coração. Falando como praticante e instrutor de meditação, esta é a base do autoconhecimento. Percebam que todas as práticas e filosofias orientais estão fundamentadas na meditação, seja ela estática ou dinâmica, tendo o rótulo que for a meditação é um estado natural do ser totalmente no presente, sem julgamentos, sem conflitos, sem identificação com os pensamentos, apenas ser. Nascemos todos meditadores, mas com o passar do tempo vamos esquecendo este estado de unicidade com a existência.
Autoconhecimento basicamente é tomar conhecimento de si mesmo, não apenas das qualidades aceitas pela sociedade e consideradas como positivas, é ter consciência do medo, da raiva e de todos os sentimentos e emoções que geralmente projetamos no outro. Autoconhecimento é ter consciência da luz e das sombras que cada um tem dentro de si, sem julgar, tendo compaixão de si mesmo, cultivando assim o amor próprio e por consequência a empatia.
Esse é um resumo bem básico sobre REIKI, pois na formação estudamos mais possibilidades de técnicas de aplicação e aprofundamos nos estudos de nossos corpos: biológico, mental, emocional e espiritual.
Commentaires