top of page

Atividade física e Exercício físico

Foto do escritor: Rudney NicacioRudney Nicacio

Atualizado: 12 de jun. de 2024

Atividade física: é qualquer movimento voluntário produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso.


Exercício físico: é um tipo de atividade física, no entanto, sistematizada, com movimentos executados de maneira planejada e possuem um objetivo especifico, abrangendo os princípios que veremos a seguir:



Princípio da Individualidade Biológica: Cada indivíduo é único e possui uma estrutura e formatação física e psíquica diferente, e nesta perspectiva, o treinamento individualizado teria resultados mais efetivos, pois obedeceriam às características e necessidades do próprio indivíduo.


Princípio da Adaptação: O principal agente responsável pelo Princípio da Adaptação é o estresse, pois quando qualquer estímulo altera o equilíbrio corporal, o organismo, por meio de mecanismos de compensação, busca recuperar este equilíbrio que chamamos de homeostase.


Princípio da Sobrecarga: Está intimamente ligado ao Princípio da Adaptação, pois imediatamente após ser submetido a um estimulo, o organismo busca restabelecer a homeostase. Este princípio está intimamente ligado ao da adaptação, pois a continuidade ao longo do tempo é primordial para o organismo, progressivamente, se adaptar. Encontrar o equilíbrio da sobrecarga aplicada e o período de recuperação é de grande importância, pois, é nesse momento que acontece o fenômeno chamado supercompensação.


Princípio da Especificidade: Parte do conceito principal que para se alcançar desempenho em uma modalidade individual ou coletiva, deve-se trabalhar a mesma especificamente, ou seja, trabalhar seus requisitos específicos como sistema energético, segmento corporal utilizado e coordenações psicomotoras utilizadas.


Princípio da Continuidade: Este é o princípio que rege que a atividade física deve ser realizada continuamente, sem interrupções, pois a interrupção de qualquer tipo de atividade leva o organismo ao retorno da situação inicial.


Principio da Reversibilidade: As consequências da ausência de regularidade em um programa de atividades físicas implicam que as mudanças funcionais, morfológicas e de desempenho das capacidades físicas adquiridas com o treinamento retornam aos níveis iniciais após a sua interrupção.


Princípio da Variabilidade: Consiste em criar variações no treinamento e posteriormente, induzir adaptações como resposta.

“Quanto maior for a diversificação desses estímulos – é obvio que estes devem estar em conformidade com todos os conceitos de segurança e eficiência que regem a atividade – maiores serão as possibilidades de se atingir uma melhor performance.” (ibidem, 1996, p. 357).

Por isso, o CONFEF reconhece que o tipo e a intensidade do exercício físico, a frequência e a duração da sessão devem ser prescritos pelo Profissional de Educação Física e adaptados às condições do beneficiário/grupo, considerando não somente o seu estado de saúde, risco ou doença, mas também as suas capacidades físicas, limitações individuais, objetivos pessoais e preferências, de modo a otimizar os benefícios e a adesão à prática regular em programas de atividades físicas e desportivas (NOTA TÉCNICA CONFEF N° 002/2012).


Procure orientação sempre de um profissional qualificado, afinal de contas estamos falando sobre a sua saúde e bem estar.

202 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sissy squat

Comments


CONTATO
  • Projeto-Statera
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • wz

© 2016 por Rudney Nicacio.

Orgulho de ser WIX!

bottom of page