top of page

Seja como a água, meu amigo

Foto do escritor: Rudney NicacioRudney Nicacio

Vamos explorar o famoso discurso de Bruce Lee, “Be water, my friend”. A frase, que se tornou icônica, onde Lee fala sobre a importância de ser adaptável e flexível como a água. Ele explica que a água pode se moldar a qualquer recipiente, fluir ou colidir, e que devemos aplicar essa filosofia em nossas vidas para lidar com diferentes situações.


Quero chamar a atenção e destacar uma parte menos conhecida do discurso, onde Lee fala sobre a aceitação da derrota e a importância de aprender a “arte de morrer”. Ele sugere que, assim como devemos aprender a vencer, também devemos aprender a aceitar a derrota e a lidar com a morte, libertando-nos de uma mente ambiciosa.


Segue o discurso original mais conhecido


"Don’t make a plan of fighting.That is a very good way to lose your teeth.

[...]

If you try to remember you will lose! Empty your mind. Be formless, shapeless, like water. Put water into a cup, it becomes the cup. Put water into a teapot, it becomes the teapot. Water can flow or creep or drip or crash. Be water, my friend.”


Agora o discurso original menos citado


Like everyone else you want to learn the way to win, but never to accept the way to lose — to accept defeat. To learn to die is to be liberated from it. So when tomorrow comes you must free your ambitious mind and learn the art of dying!


Traduzindo a primeira parte


“Não faça um plano de luta. Essa é uma maneira muito boa de perder os dentes. […] Se você tentar se lembrar, você vai perder! Esvazie sua mente. Seja sem forma, sem contorno, como a água. Coloque água em um copo, ela se torna o copo. Coloque água em um bule, ela se torna o bule. A água pode fluir, rastejar, pingar ou colidir. Seja água, meu amigo.”


Traduzindo a segunda parte (menos divulgada)


“Como todo mundo, você quer aprender a maneira de vencer, mas nunca aceitar a maneira de perder — aceitar a derrota. Aprender a morrer é se libertar dela. Então, quando o amanhã chegar, você deve libertar sua mente ambiciosa e aprender a arte de morrer!”


Na prática


Aplicar a filosofia de Bruce Lee “Be water, my friend” na sua vida pode ser transformador. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:


Adaptabilidade: Assim como a água se molda ao recipiente, tente ser flexível e adaptável nas situações da vida. Enfrente mudanças e desafios com uma mente aberta, ajustando-se conforme necessário.


Resiliência: A água pode fluir ou colidir, mas sempre encontra um caminho. Da mesma forma, mantenha-se resiliente diante das adversidades. Encontre maneiras de superar obstáculos, mesmo que isso signifique mudar de direção.


Mente Vazia: Esvazie sua mente de preconceitos e expectativas. Isso permite que você veja as coisas com clareza e responda de maneira mais eficaz às situações.


Aceitação da Derrota: Aprender a aceitar a derrota é crucial. Em vez de se apegar ao fracasso, use-o como uma oportunidade de aprendizado. Isso ajuda a crescer e a se libertar do medo de falhar.


Viver no Presente: Libertar a mente ambiciosa significa focar no presente. Aproveite o momento atual e não se preocupe excessivamente com o futuro ou com o passado.


Fluir com a Vida: Assim como a água pode fluir suavemente ou colidir com força, aprenda a fluir com os altos e baixos da vida. Aceite as coisas como elas são e faça o melhor com o que você tem.


Esses princípios podem ajudar você a lidar melhor com as situações diárias e a viver uma vida mais equilibrada e harmoniosa.


Assista a fala de Lee na íntegra



Este conteúdo foi produzido com o auxílio da ferramenta de Inteligência Artificial (Microsoft Copilot, baseado na tecnologia GPT-4) e revisado pelo editor do blog.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


CONTATO
  • Projeto-Statera
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • wz

© 2016 por Rudney Nicacio.

Orgulho de ser WIX!

bottom of page